sábado, 8 de novembro de 2014

Como esticar os dias e dar conta do que nos rodeia

Relacionamos sempre a  higiene com a saúde e uma vida saudável. Mas o termo é mais lato e também diz respeito à nossa atitude em relação a nós mesmos e ao ambiente em que vivemos. Na vertente do que nos rodeia temos mais em concreto a higiene ambiental. Na qual se inclui a higiene e organização da nossa casa. Muitas das pessoas subestimam a importância de os diferentes espaços em que vivem deverem estar limpos, arrumados e organizados. Viver numa casa que não está limpa, arrumada e organizada cria tensões, cria fadiga e é um factor de stress. Sem mencionar para já os problemas de saúde que podem daí decorrer.

O primeiro passo é reconhecer que a nossa casa não está limpa, arrumada e organizada e assumir uma atitude positiva quando a dar o nosso melhor para ultrapassar todos os desafios e obstáculos para conseguir dar a volta a essa realidade. Não arranjar desculpas, adiamentos e fechar os olhos.

O segundo passo é estabelecer rotinas de limpeza - e atenção que quando falo em rotinas não estou a dizer que todas as semanas temos que pegar no balde e produtos de limpeza, no mesmo dia, à mesma hora e repetir toda uma rotina (chata!) de limpeza. Não. O que quero dizer é que a limpeza é algo que está sempre a acontecer, que se vai fazendo "en passant". Claro que algumas pela sua natureza demoram mais tempo e são efectuadas esporadicamente, mas de resto quando estamos na nossa casa estamos sempre limpando. Falarei disto mais adiante.

O terceiro passo é organizar. Diriam alguns, mas não é primeiro arrumar para ficar organizado? Claro que não. Este é um dos erros mais comuns que a maioria das pessoas comete. Tem de se organizar antes de arrumar, para conseguir arrumar já no sítio definitivo. Por vezes para organizar teremos que dessarrumar muito e convém já saber perfeitamente qual a organização que queremos. Pois há que ter cuidado e planear bem as organizações para a desarrumação não ficar a reinar dias a fio à espera de se conseguir organizar e voltar a arrumar.

O quarto passo é arrumar. Sempre tendo em conta a organização previamente estabelecida.

É normal definirmos uma organização e após alguns dias ou semanas pensarmos que temos de organizar de forma diferente. E quando isto acontece estão no bom caminho, mas cuidado. Aconselho a deixarem essa secção como está e passar para outra. Acabei de introduzir aqui um conceito novo. Aperceberam-se? Sim, eu gosto de partir a coisa em secções. Foi algo que aprendi com a minha última mudança de casa. É que nisto da organização e da arrumação convém ir fazendo por etapas e secções. São surreais e muito frustrantes aquelas empreitadas de : "Vou organizar a casa toda!". Pegue por secções e vá fechando trabalho. É uma forma de se organizar a si própria e de se sentir realizada. E comece com secções pequenas, por exemplo, por uma gaveta da cozinha ou uma gaveta de um roupeiro. No entanto para a coisa não se eternizar para sempre é muito importante planear de antemão, nem que seja a alto nível, quanto tempo pensa que irá dedicar a cada secção e qual a ordem de ataque. Quando mudei de casa planeava a alto nível à quinzena e por vezes ao mês.



Bom, já passaram o primeiro passo? Então antes de se agarrar já ao balde, à esfregona, escovas, panos e produtos de limpeza e ficar estafada ao final de 30 minutos aproveite uns 30 minutos ao longo do seu dia para começar a dar a volta à casa. Aqui fica umas dicas de como pode começar a limpar e destralhar a casa.


Tem 30 minutos de manhã ou ao final do dia?
Casa de banho: Pegue num pano de limpeza pré-humedecido e esfregue no lavatório e torneira enquanto escova os dentes.
Quarto: Atire a roupa suja no cesto. Pendure roupas espalhadas ou arrume o topo de sua cómoda.
Sala de estar: Pegue nas coisas que estão espalhadas e leve-os para onde pertencem estar (pense: pratos sujos para a cozinha, dê um pontapé nos sapatos em direcção ao quarto, brinquedos desarrumados para um cesto grande num canto da sala - mais vale estarem todos desarrumados no cesto que desarrumados pela sala).
Cozinha: Se você não pode lavar os pratos nesse momento, coloque o lixo no lixo e empilhe-os no lavatório ou na bancada ao lado deste para que eles fiquem pelo menos com ar mais arrumados.
Escritório: Limpe o pó do ecrã  e do teclado.

Tem 5 minutos ou menos?
Cozinha: tirar o lixo ou reciclagem. Ainda tem tempo? Coloque algumas peças  na máquina de lavar ou limpe as bancadas.
Casa de banho: Você tem apenas o tempo suficiente para pulverizar o chuveiro e limpá-lo,  de seguida, dê uma esfregadela rápida na banheira.
Quarto: Faça a cama.
Escritório: limpe a sua mesa, arquive papéis e descarte ou destrua todo o lixo.
Em qualquer lugar: Varrer uma sala inteira. (Comece pela cozinha ou pelo hall de entrada -. Eles tendem a precisar de limpeza mais frequentemente).

De repente tem 15 minutos?
Hall de entrada: Organize uma pilha de correspondência e arquive-a. Pendure os casacos de forma bem apresentada e alinhe sapatos e botas, sacuda o tapete e ponha de lado qualquer outra coisa que não pertence a esse sítio.
Sala de estar:  Limpe o pó a superfícies como armários ou estantes, de seguida aspire.
Lavandaria: Dobre a roupa da última máquina e colocá-lo no sítio ou num cesto para arrumar a seguir.
Em qualquer lugar: Pegue no balde e esfregão. Como só tem varrido toda a semana , os pisos precisam de ser esfregados e lavados. E não se esqueça, sempre água limpa no balde e se a água sair muito suja, após lavar o chão todo, mude a água e volte a passar com uma água limpa e um pouco de produto perfumado. No fim deite a água fora - não a deixe no balde senão fica  a apodrecer e a cheirar mal! Neste ponto não há cá poupança de água, nem reciclagens.

Não tem tempo nenhum porque vai a caminho para algum lugar?
Olhe à sua volta e vá levando as coisas que estão fora do sítio para mais perto do seu local de arrumação. Quem sabe numa segunda passagem consegue arrumá-las no sítio certo.
Olhe à sua volta para pensar no que deverá arrumar na próxima passagem ou minutos livres.

Vai ler um livro, ver uma série ou passar uma olhada pelo mundo virtual?
Pense que antes do prazer nada como cumprir algum dever e obrigação. Até porque sabe que a espera algo que quer fazer e que lhe dará prazer. Pense numa tarefa rápida que consegue fazer em 5/10 mins e despache essa tarefa.
Tratar da roupa: Ir preparar uma máquina de lavar roupa ou Estender uma máquina de roupa ou Juntar a roupa estendida

Já está? Um must é ir em passo de corrida para ajudar a manter a linha.  Então agora vá mais satisfeita refastelar-se no sofá e disfrute!


 Além de esticar os dias, estiquei-me no post!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!