sábado, 30 de setembro de 2017

Um miminho para mim - uma mala nova para momentos mais descontraídos

Percebi há pouco que ainda não tinha partilhado a minha última mala. Que falha! Tão orgulhosa que estou dela. Possivelmente porque foi feita em modo relâmpago, mesmo antes de ir para Itália. Queria uma mala robusta, que levasse bastante, sem ser muito incombrante, e com bolsos e fechos para me organizar melhor. 


Na pilha de roupas para reciclagens tinha umas calças minhas que tinha uns pormenores nos bolsos dianteiros e traseiros, e no cós de que sempre gostei muito. Quando pensei fazer uma mala de um par de calças de ganga, lembrei-me delas. 


Como são de um sarja clara decidi colocar uma base em ganga, o que serviria também para criar um contraste e dar-lhe mais alguma graça. Fiz um pesponto com uma linha grossa, própria para gangas, de uma cor muito próxima da da sarja.


Quando comecei a preparar as coisas para fazer a mala nunca pensei conseguir fazê-la a tempo de levá-la para Itália. Por coincidência, no fim-de-semana antes a minha irmã S. deu-me umas malas para eu recuperar ferragens. Quando olhei para uma delas, cujo exterior era daquela pele sintética que começou a desintegrar-se toda, vi que tinha um interior bastante interessante, com todas as divisões que eu desejava. Decidi aproveitá-lo e aí percebi que tinha uma oportunidade de conseguir levá-la de férias comigo. Apertei-o um pouco dos lado, descosi um fecho, para retirar um pedaço daquela pele sintéctica que percebi se iria desintegrar muito proximamente, e voltei a cozê-lo.


Para prender o forro sem se ver da parte de fora da mala tive de cozê-lo à mão. As calças têm apontamentos com um floreado que gosto muito. Decidi cozer o forro à parte de baixo do detalhe no interior do cós das calças. Acho que também fica muito giro o bordado com a marca e o tamanho das calças (pena que me relembre que já não caibo num 36 ehehehe).


Não gosto das malas que estejam sempre todas fechadas com um fecho, mas reconheço que ter um fecho é um must em termos de segurança. Uma das razões que me fez pensar em reaproveitar este forro, foi ter esta secção no meio com um fecho, onde posso guardar as coisas de maior valor. Além de servir de divisória para uma melhor organização. Para quê fazer um forro de raiz se tinha esse à mão numa côr neutra que combinava tão bem com o resto da mada.


Mais uns detalhes do floreado de que tanto gosto: o botão.


O forro interno da lapela dos bolsos traseiros. Dão tanto jeito para ter maços de lenços, ou guardar papéis ou coisas para deitar ao lixo. 


Na fase de idealização da mala não sabia muito bem que alças usar ou fazer. Lembrei-me de lhe colocar umas ferragens que me permitissem reutilizar algumas alças que tenho lá por casa. Já tinha pensado há algum tempo em implementar este sistema para poder ir usando as alças com as várias malas que vou fazendo. Permintindo assim várias utilizações e conjugações a nível das cores.




Usando uma alça regulável castanha.

 

E com a alça vermelha (a que gosto mais e não me canso de usar)


Adicionei também um berloque vermelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada por passar por cá e deixar o seu comentário!